O que significa “wannabe” em inglês?

Hoje vamos explorar o significado de uma palavra interessante no inglês: “wannabe”. Apesar de ser uma palavra só, ela é muito usada e tem nuances importantes de serem levadas em consideração. Para começar, você sabe o que significa “wannabe” em inglês?

“Wannabe” vem de “Want to be” (querer ser) e é usado para descrever alguém que está tentando ser algo que ainda não é, ou que está imitando um estilo ou uma pessoa, muitas vezes sem sucesso. É aquela pessoa que quer alcançar algo, mas ainda não chegou lá. Veja a pronúncia e possíveis equivalências no português:

Wannabe amador, aspirante a

Essa palavra é mais informal e geralmente é usada em contextos cotidianos ou casuais e pode ter diferentes conotações dependendo do contexto. Por isso é importante sempre reparar nos chunks que vem junto de “wannabe”.

Se você é novo aqui no blog da inFlux, deve estar se perguntando o que é esse tal de chunk, se é de comer, beber ou vestir. Bem, não é comida e nem roupa, mas é útil se você quer aprender inglês de forma rápida e eficiente. Chunks são palavras em um idioma que sempre são faladas juntas por um nativo na língua, como “é só um hobby” ou “sou só um amador”. Ninguém fala “sou só uma pessoa que tem esse hobby”, pelo menos não é comum, não é? Em inglês, acontece a mesma coisa. Então sempre observe muito bem os chunks que acompanham a palavra wannabe para saber o contexto da frase. E se achou os chunks interessantes, clica aqui para saber mais!

Situações Negativas de Uso de “Wannabe”

Existem situações onde “wannabe” pode ser usado para descrever alguém de forma mais crítica. É usada dessa forma para descrever alguém que deseja ser como outra pessoa ou fazer parte de um grupo específico, mas não possui as habilidades, características ou status necessários para isso.

Geralmente, é usado de forma pejorativa para se referir a alguém que está tentando imitar ou se tornar algo que não é genuinamente. Veja os chunks mais usados e alguns exemplos:

A wannabe artist um(a) aspirante a artista.

Veja esses exemplos:

She’s just a wannabe artist. Ela é só uma aspirante a artista.

He’s just a wannabe artist who copies others’ styles. Ele é só um artista amador que copia o estilo dos outros.

A wannabe singer um(a) aspirante a cantor(a).

Exemplos:

He’s not so good. He’s a wannabe singer. Ele não é bom. Ele é só um aspirante a cantor.

They say she’s a wannabe singer with no originality. Eles dizem que ela é só uma aspirante a cantora com nenhuma originalidade.

A wannabe celebrity um(a) aspirante a celebridade.

Veja esses exemplos:

He’s such a wannabe celebrity! Ele é um enorme aspirante a celebridade!

He’s always attending events, a real wannabe celebrity. Ele está sempre comparecendo a eventos, um verdadeiro aspirante a celebridade.

A wannabe writer um(a) aspirante a escritor(a).

Confira esses exemplos:

She’s a wannabe writer who never published a book. Ela é uma aspirante a escritora que nunca publicou um livro.

She spends her nights typing away, a wannabe writer dreaming of her first novel. Ela passa as noites digitando, uma aspirante a escritora sonhando com seu primeiro romance.

A wannabe expert um(a) aspirante a especialista.

Veja esses exemplos:

He talks a lot, but says little. He’s just a wannabe expert. Ele fala muito, mas diz pouco. Ele é só um aspirante a especialista.

He’s a wannabe expert in economics, but his analysis is often flawed. Ele é um aspirante a especialista de economia, mas as análises dele são frequentemente imperfeitas.

A wannabe influencer um(a) aspirante a influenciador(a).

Veja:

With only a handful of followers, she’s still a wannabe influencer. Com apenas alguns seguidores, ela ainda é uma aspirante a influenciadora.

A wannabe rock star um(a) aspirante a estrela do rock.

Confira:

He dresses like a wannabe rock star, leather jacket and all. Ele se veste como um aspirante a estrela do rock, com jaqueta de couro e tudo.

Season 5 GIF

Situações Positivas de Uso de “Wannabe”

Existem também situações em que “wannabe” é usado de forma positiva, para descrever alguém que está se esforçando para alcançar seus objetivos – e que tem um objetivo específico. Veja alguns chunks bem usados com essa palavra:

I’m a wannabe (chef). Eu sou um aspirante a (chefe de cozinha).

Você pode substituir o que está dentro dos parênteses por outras profissões ou características:

I’m a wannabe programmer. Eu sou um(a) aspirante a programador(a).

I’m a wannabe model. Eu sou um(a) aspirante a modelo.

I’m a wannabe actor/actress. Eu sou um(a) aspirante a ator/atriz.

Também podemos usar algo parecido para falar de outras pessoas, substituindo a pessoa entre parênteses dependendo de quem eu quero falar:

(She’s) a wannabe (chef). (Ela é) uma aspirante a (chefe de cozinha).

Confira:

She’s a wannabe programmer. Ela é uma aspirante a programadora.

He’s a wannabe programmer. Ele é um aspirante a programador.

He’s a wannabe model. Ele é um aspirante a modelo.

She’s a wannabe model. Ela é uma aspirante a modelo.

Lembre-se

Entender essas nuances é fundamental para você não se perder na hora de usar “wannabe” e passar a mensagem certa. Anote esses exemplos úteis em seu Lexical Notebook e continue praticando para aprimorar suas habilidades linguísticas! Venha para a inFlux e deixe de ser um “wannabe” English speaker para falar inglês fluente de verdade!

See you soon!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.